O fim da corrupção no Brasil: um sonho?

O fim da corrupção no Brasil: um sonho?

Em meio a descobertas praticamente diárias de novos casos de corrupção, o país busca formas de reverter o quadro. Nessa esteira, surgem propostas como “a ditadura do Poder Judiciário”, a adoção da pena de morte e o fim do foro privilegiado. A experiência na jurisdição criminal me diz que, embora alguma delas possa ajudar, a iniciativa exclusiva de recrudescer a pena do agente condenado pelo crime de corrupção não evita o seu cometimento. Conforme o risco do “negócio” gera consequências mais drásticas, o retorno financeiro obtido também aumenta, a exemplo do que vem acontecendo com o tráfico de drogas.

Surge a pergunta: teremos que conviver eternamente com esse problema? Acredito que a solução existe, não integral, mas bastante consistente. A chamada “prevenção primária à corrupção” prevê o incentivo de boas práticas anticorrupção desde a infância, procurando incutir na formação do caráter das novas gerações que bem sucedido é quem alcança o sucesso por meio das alternativas legalmente previstas e que explora o patrimônio público em prol da coletividade.

Com isso em mente, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção de Lavagem de Dinheiro (Enccla), movimento do qual fazem parte diversas instituições, lança nesse dia 12/9 a campanha #todosjuntoscontracorrupção. Além de levantar a bandeira da honestidade, a iniciativa selecionará e certificará ações voltadas à formação de cidadãos conscientes e participativos no enfrentamento à corrupção. As propostas destacadas serão disponibilizadas na internet para livre consulta e replicação.

O caminho é longo, mas a vontade de mudar existe. Vamos começar identificando o que cada um pode fazer por um país melhor. Quem sabe um dia, assim como nossos filhos nos alertam para o uso do cinto de segurança e o não desperdício de água, eles sejam orientados pelos próprios filhos a não estacionar em fila dupla, não silenciar quando a conta do restaurante vier a menor e assim por diante. Comecemos hoje a redigir as manchetes sobre um Brasil diferente: íntegro e honesto.

Cristina de Albuquerque Vieira – Juíza federal e integrante da Ação 6 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção de Lavagem de Dinheiro (Enccla)