Governo prorroga data de vencimento do Simples Nacional do mês de fevereiro

Governo prorroga data de vencimento do Simples Nacional do mês de fevereiro

O Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou por seis dias a data de vencimento do Simples Nacional relativo ao mês de janeiro. A ação foi publicada na última sexta-feira (29/1) (a última sexta-feira foi 05/02. Conferir) no Diário Oficial da União (DOU) e entra em vigor imediatamente.

Com a resolução, as datas de vencimento foram prorrogadas para 26 de fevereiro de 2021. A data original de vencimento, sem o adiamento, seria 20/2. A resolução busca atender aos contribuintes que fizerem a opção pelo Simples Nacional recentemente, gerando tempo para que possam regularizar pendências e terem a opção aprovada, informou o comitê.

Segundo nota do comitê, “2020 foi um ano atípico decorrente da pandemia de Coronavírus, o que resultou na redução da atividade econômica em geral e no resultado operacional das empresas. Nesse cenário, espera-se que haja um aumento no número de novos optantes pelo Simples Nacional”.

O adiamento do vencimento do Simples Nacional é adotado pelo comitê desde o início da pandemia causada pela Covid-19. Em março de 2020, por exemplo, uma portaria publicada no DOU adiou o vencimento das parcelas de maio, junho e julho para o último dia útil de agosto, outubro e dezembro, respectivamente.

Fonte: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/tributario/simples-goveno-nacional-29012021